20 de nov. de 2013

Panqueca - massa básica

Olá pessoal, tudo bem?
Feriado no meio da semana pede algo simples e bem gostoso para o almoço, né!
Então fica a dica da Gal para vocês deliciarem neste feriado. Panquecas, HUUUMM que delícia! Está massa base aprendi com minha irmã, é maravilhosa, simples e prática. Faça um recheio bem caprichado e é só saborear. 



Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo;
2 xícaras de leite;
2 ovos;
1 colher (chá) de fermento;
sal a gosto;
margarina para untar a frigideira;
opcional: se quiser dar um sabor a mais acrescente a gosto queijo parmesão ralado e uma pitada de sazón.

Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes no liquidificador e deixe bater até misturar bem (+ ou - uns 3 minutos). Unte uma frigideira de panqueca, encha uma concha (de feijão) com a massa e disponha na frigideira. Deixe dourar dos dois lados. Vá repetindo este processo até terminar toda a massa. 
Esta quantidade rende aproximadamente umas 15 a 18 panquecas por ai. Se quiser uma quantidade maior e só ir acrescentando os ingrediente na proporção como por exemplo:  2 pra 2, 3 pra 3..., ou seja, 3x. de farinha pra 3x. de leite e 3 ovos, somente o sal tempere a gosto e o fermento no máximo 2 colheres não precisa aumentar muito sua quantidade.  
Montagem:
Pegue a massa da panqueca, disponha o recheio a seu gosto e enrole. Vá dispondo em um pirex untado com margarina. Pode finalizar com algum tipo de molho por cima e mussarela para derreter, ou se desejar salpique só a mussarela e leve ao forno até que derreta. 



Dicas de recheio:
*Carne moída:
pode ser uma carne refogada a gosto bem sequinha e acrescentar requeijão na hora da montagem. Ou mesmo uma carne com molho de tomate. Carne com calabresa... fica a seu critério. 
* Frango:
pode ser frango desfiado sequinho com milho e mussarela, ou com molho branco.
* Queijo e Presunto:
compre o presunto e a mussarela inteiro e rale no ralador grosso, misture e acrescente um pouco de orégano a gosto. Fica uma delícia com gostinho de pizza!
* Banana com açúcar e canela:
bananas cortadas a metade com uma mistura de açúcar e canela, nesta opção o ideal é que faça a massa sem colocar o sal, pode acrescentar uma pitada de açúcar.

Divirta-se com este prato bem versátil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário