17 de abr de 2013

Bolo de Festa com Waffer e Confetes


Este bolo ficou maravilhoso! Fiz para presentear minha tia em seu aniversário (Tia Sandra - dia 12/04/13). A massa de pão de ló amanteigado faz sucesso é muito boa mesmo, super fofinha, vale a pena testar! Trago para compartilhar com vocês esta dica super fácil e interessante para comemorar em festinhas. Espero que gostem!!!




Ingredientes
- Massa de Pão de Ló amanteigado:
4 copos (250ml cada) de farinha de trigo;
1 colher (sopa) de fermento;
3 copos (250ml cada) de açúcar;
6 ovos grandes (inteiros);
2 copos (250ml cada) de leite;
2 tabletes (100g cada) de margarina.

- Recheio 1 – Baba de Moça:
1 lata de leite condensado;
3 gemas;
1 vidro (200ml) de leite de coco.

- Recheio 2 – Brigadeiro:
1 lata de leite condensado;
1 caixa de creme de leite;
6 colheres (sopa) de Nescau;
1 colher (sobremesa) de manteiga.

- Recheio 3 e Cobertura – Doce de Leite / coco:
1 pote de doce de leite pronto;
1 caixa de creme de leite;
½ lata de leite condensado;
2 xícaras de leite;
3 colheres (sobremesa) de maisena;
25g de coco ralado.

- Para umedecer a massa do bolo:
500ml de leite;
½ lata de leite condensado.

- Para enfeitar o bolo:
2 pacotes de biscoito Waffer de chocolate;
1 pacote de confetes;
1 fita decorativa.

Modo de Preparo
- Massa de Pão de Ló amanteigado:
Misturar a farinha de trigo com o fermento e reservar. Em separado, ferver o leite com a margarina. Bater na batedeira os ovos inteiros com o açúcar por 15 minutos, até virar um creme homogêneo e esbranquiçado. Misturar este creme aos poucos com os ingredientes reservados. Por fim, acrescente o leite quente com a margarina e misture delicadamente. Coloque em forma untada e leve ao forno para assar em aproximadamente uns 30 minutos ou até dourar.
Obs.: Esta quantidade de massa inteira rende um tabuleiro redondo de 35cm de diâmetro ou dividindo a massa ao meio rende 2 tabuleiros redondos de 25cm de diâmetro.
- Recheio 1 – Baba de Moça:
Misture todos os ingredientes na panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela. Retirar do fogo e deixar esfriar.
- Recheio 2 – Brigadeiro:
Misture todos os ingredientes na panela e leve ao fogo brando, mexendo sempre até ferver e desprender do fundo da panela. Logo retirar do fogo e deixar esfriar.
- Recheio 3 e Cobertura – Doce de Leite / coco:
Misturar o doce de leite com o creme de leite até que fique homogêneo, acrescentar os demais ingredientes, menos o coco deixe-o reservado, (diluir a maisena no leite). Misturar tudo em uma panela, levar em fogo brando até ferver e ficar bem incorporado desgrudando da panela. Retire do fogo e divida este recheio ao meio, uma metade reserve para cobertura e à outra metade adicione o coco e misture bem. Deixe esfriar.
Montagem:
Tire as casquinhas dos bolos, fazendo a limpeza e corte-os ao meio, (fiz dois tabuleiros redondos de 25cm de diâmetro). Em uma tábua coloque uma parte do bolo e regue com o líquido para umedecer a massa, coloque todo o recheio de baba de moça no centro da massa e espalhe para as laterais. Repita esses passos até finalizar. Coloque a outra parte da massa por cima, umedeça e adicione o recheio de doce de leite com coco. Coloque mais uma parte da massa, umedeça e mais um recheio, agora o de brigadeiro. Para finalizar mais uma parte de massa de bolo, umedecer e levar para geladeira se assim desejar, por mais ou menos 12h. Se quiser pode fazer sem levar a geladeira. Finalizando a ornamentação do bolo, cubra todo o bolo com a metade do recheio de doce de leite, grude os biscoitos Waffer em toda lateral, por cima enfeite com confetes e por fim passe uma fita decorativa envolvendo os biscoitos para dar o toque final. Pronto! Fica Lindo! 
Aproveite!

9 comentários:

  1. Vou me inspirar sendo que no meu vou colocar em cima alem desses confeitos vou colocar chocolates e e uns crocantes agora pergunto eu se eu decorar o bolo de meio dia e o niver for umas 20:00 tem problema? ou iá ficar tudo mole?

    ResponderExcluir
  2. Olá, que bom que este bolo lhe serviu como inspiração, fico muito feliz! Você não vai se arrepender ele fica uma delícia mesmo!
    Bom, quanto a sua pergunta, vamos lá... indico a você não colocar estes confeitos muito antes da festa não, porque o biscoito waffer fica murcho e os confetes coloridos começam a suar e soltam a cor manchando o chocolate. Por isso o ideal é que o bolo fique todo prontinho e só um pouco antes dos convidados chegarem na festa é que termine de decorar o bolo.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi , gostaria de saber pra mais ou menos quantas pessoas esse bolo ai da ?

    ResponderExcluir
  4. Se não me engano e se souber cortar acho que dá para uns 50 pedaços, por ai!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi glaucia ! Tudo bem! Esses dias atrás eu fiz um bolo desse para o aniv. do meu esposo, na hora ficou lindo, mas depois os waffers foram se abrindo ao meio, igual um "taipá na chuva" ! agora ví sua receita, e notei que na montagem não existe diferença entre o meu e o seu... então porque será que o meu não deu certo? eu usei cobertura de brigadeiro (que tem a mesma textura do doce de leite). Será que foi a marca do waffer? Eu usei "visconti" sabor chocolate. Gostaria que me dissesse se isso também aconteceu com vc? se não, então por faver, me diga qual marca vc usou, pois quero tentar fazer outra vez, para o aniversário da minha pequena!
    Desde já, obrigado!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Passei pelo mesmo drama com o bolo da minha sobrinha. Porém foram 2 bolos o 1 não tive tempo de esperar a cobertura esfriar e acredito que por isso os wafer despencaram, troquei todos e rapidamente coloquei a fita em volta, já o 2 com a cobertura já fria não tive esse problema coloquei o laço e ambos ficaram lindos até a hora do parabéns. Evitem colar os wafer em cobertura ainda quente.

      Excluir
  6. Olá Aline fico feliz pela sua visita e por querer tirar dúvidas... Que bom que deu certo o bolo! É isso mesmo não tem mistério, mas a gente usa alguns truques... Você pode sim usar qualquer cobertura, a seu gosto mesmo... Bom vamos lá, eu usei waffer da Bauducco, o que eu geralmente faço, deixo o bolo todo pronto e pouco tempo antes da hora da festa, é que dou o toque final no enfeite do bolo colocando o biscoito, porque é isso mesmo que acontece, o biscoito recebe a umidade do bolo e começa a ficar murcho e a abrir. Nesse caso o biscoito serve mesmo só como enfeite pois até para comer ele perde a graça, pois murcha!!! Mas o visual que ele dá fica muito legal mesmo... Você pode testar com o KitKat um biscoitinho de waffer com cobertura de chocolate, acho que este deve resistir por mais tempo e deve ficar menos murcho, mas ele é bem mais caro!!!
    Bom é isso, qualquer dúvida e só falar!
    Bjos da Gal

    ResponderExcluir
  7. Olá gostaria de saber se bato os ovos com as gemas ou devo separar e bater apenas as claras?

    ResponderExcluir
  8. Olá Tatiane, desculpa a demora em te responder... Mas, os ovos são batidos inteiros (clara e gema juntos). Bjos da Gal

    ResponderExcluir