7 de jan de 2015

Manjar Cremoso de Frutas Vermelhas

Olá galera querida!
Hoje vou compartilhar com vocês uma receita divina de Manjar super cremoso! Eu nunca fui muito fã de manjar não, pois achava muito sem graça... mas quando minha prima Hevellyn me passou essa receita, passei a perceber o manjar com outros olhos... Hummm!!!
Divido com vocês essa nova experiência, fez o maior sucesso por aqui com a minha família na ceia de ano novo!
Ingredientes
- Manjar:
600 ml de leite;
5 colheres (sopa) de maisena (amido de milho);
1 lata de leite condensado;
1 vidro (200ml) de leite de coco;
100 g de coco ralado;
1 caixa de creme de leite.
- Calda de Frutas Vermelhas:
1 e 1/2 xícara de frutas vermelhas (usei aquele saquinho de polpa congelada);
5 colheres (sopa) de açúcar;
1 colher de glucose (opcional - somente para dar brilho na calda);
água (o suficiente para cobrir as frutas).
Modo de Preparo
Dissolva a maisena no leite e em uma panela misture todos os ingredientes, reserve somente o creme de leite, pois iremos usá-lo depois. Mexendo constantemente, até que ele forme um creme bem consistente e levante fervura, deixe cozinhar e continue mexendo por uns 5 minutinhos. Logo desligue o fogo e acrescente o creme de leite e misture bem com um fouet (o famoso fuê para nós), isso permitirá que o seu manjar fique bem cremoso!
Passe água gelada em uma forma de furo central (isso facilitará na hora de desinformar), e despeje o creme, deixe esfriar e leve a geladeira.
- Calda de Frutas Vermelhas:
Misture todos os ingredientes em uma panela e em fogo baixo deixe ferver e ir apurando por uns 20 minutos mais ou menos, mexa de vez em quando, quando a calda começar a incorporar já estará começando a pegar o ponto! Daí quando começar a querer grudar no fundo pode desligar o fogo e deixar esfriar para levar a geladeira. Bom pessoal, eu usei a glucose mas se você não tiver na sua casa não tem problema algum... não interfere no sabor, ela somente faz a calda ficar bem brilhosa, ok!
Espere ficar bem geladinho... desinforme e disponha a calda por cima. Decore como quiser, eu coloquei morangos por cima!!!
Bom, fiz de frutas vermelhas aqui em casa, pois o pessoal aqui não é muito chegado a tradicional calda de ameixa, mas para quem curte e gosta deixo uma receitinha pra vocês...

- Calda de Ameixa:
1 e 1/2 xícara de açúcar;
1 xícara de água;
150g de ameixa preta.
Comece o processo de caramelizar o açúcar, quando ele estiver bem derretido na cor de caramelo pode acrescentar a água e as ameixas, não deixe o açúcar passar da cor de caramelo clarinho e ficar muito escuro, se não fica com gosto amargo. Deixe ferver até as ameixas ficarem bem macias e derreter todo o caramelo, logo a calda irá incorporar um pouco, daí está pronta!!!

Espero que tenham gostado!!! Aproveitem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário