20 de jun. de 2014

Quiche de Camarão com Palmito

Oi pessoal, que tal um Quiche bem fácil e saboroso, hein?
Aprendi a fazer quiches e fiquei viciada, agora eu quero testar todos os sabores... 
Hum fica bom demais!
Depois do de ricota com espinafre, já fiz de frango com requeijão cremoso, em breve receita no blog, e agora o de camarão com palmito que ficou espetacular... Confira a receita!!!
Ingredientes
- Massa base:
300gr de farinha de trigo;
150gr de manteiga sem sal;
1 colher (café) de sal;
25ml de água.

- Recheio:
fios de azeite;
1 cebola picadinha;
2 dentes de alho;
600gr de camarão limpo e temperado a gosto;
1 vidro de palmito, cortados em rodelas;
salsinha a gosto;
sal e pimenta do reino a gosto;
1 copo de requeijão cremoso.

-Creme Líquido base:
2 ovos inteiros;
200ml de creme de leite;
sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto;
queijo ralado a gosto.

Modo de Preparo
Bom pessoal, essa massa é base para qualquer quiche que você quiser fazer, bem fácil e versátil. Bom você pode fazer ela misturando com as mãos mesmo ou pode colocar para bater em um processador se você tiver, é bem rápida. Junte a farinha com o sal e misture, logo adicione a manteiga em temperatura ambiente e misture bem com as mãos, quanto já estiver tudo bem misturado com um aspecto de farofa úmida acrescente a água aos poucos, a quantidade da água é que vai dar o ponto então você pode usar menos ou até um pouco mais da quantidade que foi indicada, dependendo do ponto de sua massa. Então misture bem e quando a massa juntar toda formando uma grande bola e não mais grudar nas mãos, daí sim está no ponto. Se por um acaso você acrescentar mais água do que deveria vá adicionando farinha de trigo até obter o ponto.
Se for fazer no processador é bem rápido. Junte os três primeiros ingredientes no recipiente do processador e ligue para misturar, deixe ligado e vá acrescentado a água aos pouquinhos em pequenas quantidades, quando a massa juntar toda formando uma bola uniforme, pode desligar o processador e pronto! é só isso.
Bom, a partir daí enrole a massa num plástico filme e leve para geladeira rapidinho, de 10 a 15 minutinhos.
Vamos para o próximo passo, limpe e tempere os camarões a gosto. Eu usei limão, sal e pimenta do reino a gosto para temperar e reservei para pegar gosto.
Numa panela refogue a cebola e o alho com fios de azeite, logo acrescente o camarão, deixe ele ficar rosadinho. Acrescente o palmito e a salsinha, misture bem, prove o sal e acerte-o se precisar, se quiser coloque um pouquinho de pimenta do reino. Pronto, deixe esfriar um pouco. 
Dicas da Gal: O camarão não deve passar do ponto e cozinhar muito, poi se não fica borrachudo, basta refogá-lo ou fritá-lo e quando estiver bem rosadinho, já desligue ou acrescente os outros ingredientes finais e pronto, ele fica na textura certa. Macio e saboroso!     
Abra a massa numa forma para quiche ou mesmo numa forma de fundo removível, você pode abrir com as mãos mesmo, abrindo os pedaços de massa e acomodando na forma ou mesmo com um rolo e depois transportá-la para forma e acomodá-la. Faça furos com um garfo. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 20 minutinhos, para pre-assar.
Enquanto isso prepare o creme líquido que irá envolver o recheio e dar a consistência de torta quando for ao forno. Este creme também é como base para quiches você pode fazê-lo para qualquer recheio que quiser. Bom vamos ao que interessa, bata bem os ovos e misture o creme de leite, tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto e acrescente uma boa quantia de queijo ralado, que vai dar um toque especial. Misture este creme ao recheio. Nunca misture assim que o recheio sair do fogo, muito quente, pois pode cozinhar os ovos e não é isso que a gente quer!     
Assim que a massa já estiver douradinha e pre-assada, acrescente o requeijão cremoso e espalhe no fundo da massa, logo adicione o recheio e acomode-o bem, salpique queijo ralado de boa qualidade e leve ao forno para gratinar. Mais ou menos umas meia hora em temperatura a 200°C, ou até que o queijo esteja bem douradinho.

Pronto é só servir!!! Fica espetacular, com gostinho de quero mais... Huuummmm...

Nenhum comentário:

Postar um comentário